Obs.: As opiniões e considerações postadas neste blog NÃO refletem necessariamente a visão da ONG-ATEAC, sendo de exclusiva responsabilidade de seu autor.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Independência

          Hoje a Batata foi trabalhar sozinha, em outras palavras, foi ao hospital com a Fabiana e a Ylenise que são integrantes da ATEAC.
          Foi com uma carinha meio preocupada (afinal me deixou para trás), mas feliz por sair para passear de carro.
          Uma vez li um artigo contra a Terapia Assistida por Animais dizendo que esta explora os animais e os coloca frente a um stress desnecessário. Sou radicalmente contra essa afirmação.
          Sempre considerei meus cães como filhos (filhos adotivos de espécie diferente, afinal pai é quem cria e educa). Quando coloquei meu filho na escola nunca perguntei se ele gostava de ir estudar ou não, quando o matriculei na natação idem, quando o deixava no inglês, nem eu nem ele apreciávamos a situação. Sendo assim, colocar a Batata para trabalhar não me parece uma forma de exploração... é uma questão de cidadania. Batata é quase um ser independente, recebe dois sacos de ração pelo seu trabalho no Hospital e na Comunidade Terapêutica.
          Quando ela foi trabalhar hoje, sozinha, um sentimento parecido com o primeiro dia de escola do meu filho soprou na minha alma. O olhar meio de esgueio, o corpo indo, mas o coração aflito querendo ficar... e, na volta a alegria do retorno ao lar.
           Independência... é isso que queremos para nossos filhos e, se temos a oportunidade de proporcionar isso para nossos animais de estimação é um ato de amor e não exploração. Transformar nossos animais em cidadãos com direitos e deveres elevando-os à condição de indivíduos e não nos colocar na postura de muitos "defensores da natureza" que descem ao nível instintivo dos animais selvagens provocando "terrorismo" contra quem é cruel à outras formas de vida.
            Posso estar cometendo um exagero de antropomorfismo em relação aos cães, mas segundo algumas vertentes religiosas, os animais também estão em evolução espiritual. Assim como os anjos estão num patamar evolutivo maior em relação ao ser humano, o homem é mais evoluído espiritualmente que os animais. Pensando assim... não custa dar uma mãozinha para eles com aprendizado (adestramento) e trabalho (Terapia Assistida por Animais).
            De qualquer forma, gostaria de ter um trabalho como a da Batata (essa é a Batata prá valer na foto):

segunda-feira, 10 de setembro de 2012