Obs.: As opiniões e considerações postadas neste blog NÃO refletem necessariamente a visão da ONG-ATEAC, sendo de exclusiva responsabilidade de seu autor.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Amor de cão

       Cachorro são especiais quando pensamos em sentimento e precisamos aprender muito com eles. Não digo que devemos ser como um "cachorrinho" para a pessoa amada, mas tolerância, compreensão e respeito são coisas que os caninos estão a alguns anos luz à nossa frente.
       Cães não conseguem dizer "eu te amo", mas expressam isso muito melhor que um papagaio e é isso que quero dizer. Palavras importam pouco e atitudes no cotidiano falam mais alto. Frases ditas pela nossa boca já cairam na banalidade tantas foram as mentiras que sairam dela.
       Companheirismo... isso também é algo precioso. Muitas vezes estamos com problemas que não estamos a fim de desabafar, mas a simples companhia ao lado já conforta, o convite para dar uma volta a pé ou de carro seja bem-vinda, mesmo sendo silenciosa e melancólica.
        Respeito... bom, cães são regidos por hierarquias sociais e muitas vezes nos obedecem por estarmos num patamar superior, mas de qualquer forma eles gostam de nós pelo que fazemos por eles e dão pouca importância com o que fazemos fora de casa, isso não quer de dizer que não tenham curiosidade de saber, pois se você brincar com outro cão o focinho funcionará melhor que um aspirador de pó, porém colocam na nossa responsabilidade qualquer ação imprópria que se faça longe dos olhos.
        Discussões não duram mais que alguns segundos, afinal o cão não retruca, simplesmente se afasta para depois se aproximar quando tudo tiver mais calmo com um sorriso nos lábios.
        Cada um vive sua vida e quando precisar estaremos a postos para construirmos algo juntos. Isso parece ponto comum com todos os cães, só não devemos esquecer da alimentação, higiene e saúde.
        Temos nossas responsabilidades... mas devemos nos relacionar como crianças e isso já foi dito há muito tempo como sendo o reino dos céus.
         Por fim, qualquer ato de violência ou de raiva somente deve ser liberado quando houver risco de integridade física própria ou das pessoas queridas. Aí sim, as palavras faltam aos cães... se bem que a educação vem de família... Não é, Batata?

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário